sábado, 16 de dezembro de 2006

Copying Beethoven : o filme que fala do compositor que mudou a cultura musical !






Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006


"Music is the language of God!
Musicians are the closest to God as men can be. We hear His voice. We read His lips."



Copying Beethoven estava no meu roteiro cinema em final de sábado à tarde. Há já algumas semanas.

Fugindo da azáfama consumista e desatinada que percorre o país nesta época pré-natalícia, procurei o filme cuja temática atrairia um público mais selectivo. Música erudita é, infelizmente no nosso país, para alguns. 

Eu sou uma priviligeada, graças à educação que recebi. E agradeço profundamente a meus pais que sempre foram amadores de coisas belas. Música, pintura, literatura, arte em geral.





Ed Harris/ Beethoven
Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006

Percorrer musicalmente alguns dias da vida de Ludwig van Beethoven, mais propriamente os últimos três anos da sua atribulada existência, era sem sombra de dúvida uma pausa que me agradava plenamente! Atribulada, mas grandiosa!

Nesse silêncio feito de enleio estético, aventrei-me nos sons de excertos musicais de obras suas, num recolhimento quase em tom de prece, introversão salpicada de excelente diálogos.





Diane Kruger
Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006

Título em português, Corrigindo Beethoven, o que só por si demonstra alguma (?) falta de cultura musical erudita, já que copying deriva da palavra copyiest. Traduzida para língua portuguesa, dá origem à palavra - copista - termo técnico dado à pessoa que escrevia (à mão) as partituras dos grandes mestres e compositores.

Assim, já se atraiçoa, sem querer, a intrínseca intenção da realizadora que afirma:

"The journey during the film is to learn about the music, but also to learn about the man... to come closer and closer to the music and to the man."

Agnieszka Holland





Ed Harris & Diane Kruger
Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006

A música é sem dúvida a 'personagem' principal do filme onde o actor Ed Harris personifica, com grande mestria, os últimos três anos [1824-1827] da vida de Ludwig van Beethoven. Mais propriamente, os derradeiros que este dedicou à conclusão da 9ª Sinfoniana qual trabalhou durante dez anos.
"He changed the very notion of music, destroying rules, conventions [...] bombastic, brilliant, generous, unforgiving, yet kind hearted, Beethoven ruled over the cultural landscape of Europe in the first quarter of the 19th century."

Agnieszka Holland





Ed Harris
Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006

A incrível caracterização e sublime interpretação de Ed Harris quase nos leva a crer estarmos diante do próprio Beethoven.

Outra coisa não seria de esperar de um actor que realizou e personificou já a figura emblemática da pintura norte-americana -
Pollock - outro ser verdadeiramente dilacerado no seu acto criador.

Copying Beethoven transmite-nos a pungente, silenciosa e desesperada solidão de Beethoven, através dos olhos de Anna Holtz, melhor aluna de Composição do Conservatório de Viena, uma personagem ficcionada a partir de componentes da época, aqui interpretada por Diane Kruger.





Anna Holz/ Diane Kruger
Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006

Apesar de já se atravessar o século XIX, ainda não era reconhecido à mulher o dom, a arte de 
criar, quer em música, literatura, ou outra actividade artística. 

Anna Holtz demonstra aqui a incrível vontade de vencer pelo seus próprios méritos, como criadora e mulher, vendo em Beethoven a sua oportunidade maior de aprender e se afirmar num campo que só era permitido aos homens.
"I may be a woman but I am the best student!"

(Anna Holtz, Copying Beethoven)

Em impressionante diálogo somos transportados à visão divina da música.





Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006

"Musicians are the closest to God as men can be.
We hear His voice. We read His lips."

(Copying Beethoven, film)

Em imagens de incrível beleza cénica, numa fotografia cuidada que realça tantas vezes o divino da criação, sobressaem os momentos de precisão e perfeição da arte de 'copista' musical, as fúrias de Beethoven em revolta permanente contra um Deus que lhe deu o dom tão divino, e que depois lhe retira a capacidade de se ouvir. 





Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006






9ª Sinfonia (documento original)



A profunda tranquilidade do mestre nos actos de composição, quer compondo ao piano ou violino, quer em momentos de recolhimento, ou de inspiração no silêncio da natureza onde se refugiava para percepcionar as vibrações que esta lhe transmitia... Tudo isto até se chegar à première da 9ª Sinfonia.






Anna Holtz/ Diane Kruger
Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006


Guiado pelos olhos e pelas mãos de sua fiel copista, que conhecia de cor a partitura, dando-lhe os tempos necessários para que frente à orquestra, como maestro, pudesse executar a sua obra-prima. 

Na première da 9ª Sinfonia, Beethoven já estava completamente surdo,

"I will help you, I will stand where you can see me, I'll give the bite for you."

(Copying Beethoven)


E Anna Holtz, saindo do meio da orquestra, vinha carinhosamente virar Beethoven para o público a fim que este pudesse ver as pessoas a ovacioná-lo de pé e 'sentisse' pelas vibrações, os aplausos.

"You are the key to my release."

(Copying Beethoven, film)


Se mais não fora, valeria a pena ver este filme, para ouvir a interpretação da 9ª Sinfonia interpretada pela Orquestra Sinfónica Kesckemét Húngara onde estão incluídos alguns instrumentos musicais do século XIX, tocados com arcos da época (violinos e violoncelos), o que dá, sem dúvida, o timbre perfeito da música beethoveana.

A não perder! Bem como as entrevistas aos actores, gravadas em vídeos.






Diane Kruger & Ed Harris
Copying Beethoven
Agnieszka Holland, 2006

Copying Beethoven esteve representado em dois conceituados festivais de cinema:

Toronto Film Festival  Canada (2006)

Quando o filme acabou, na sala ninguém se mexeu. Todos nós permancemos sentados, ouvindo religiosamente até ao último excerto musical do genérico final.


*Nota: Google celebrou o 245 aniversário (baptismo) de Beethoven com um Doodle interactivo, em 2015. Aconselho vibrantemente a interagir com o vídeo.


 "Here’s to one of history’s greatest artists." 

Google Doodlers


G-S

Fragmentos Culturais


16.12.2006
actualizado 22.02.2024
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2 comentários:

  1. Um filme salvo pela música... E que música...

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  2. Essa foi também o meu sentir... e foi esse mesmo sentir que me levou a ir ver/ouvir o filme!

    De qualquer modo, considero a interpretação de Ed Harris excelente!

    Sensibilizada pelo seu olhar em 'fragmentos'!

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