domingo, 24 de maio de 2020

Cinema em casa : Lendas de Paixão : o filme, o livro





Lendas de Paixão
Edward Zwick,1994

Lendas de Paixão, traduçao de Legends of the Fall (1994) o filme que preencheu parte da minha tarde de sábado. O dia apresentava-se ventoso, mas o sol batia em cheio, lá fora. Aventurei, e senteii na varanda para fruir deste dom precioso. O sol!

Ao voltar à sala, apercebi-me que um dos meus filmes favoritos passava naquele momento na televisão. Rendi-me de imediato ao conforto do sofá. Um filme que permanecera na minha memória cinematográfica. Pela beleza das imagens e pela excelente banda sonora. Mais do que pela narrativa. Um drama familiar que poderia ter sido melhor explorado, já que baseado num bom livro.





Lendas de Paixão
Edward Zwick,1994

"An epic tale of three brothers fighting for justice in a world gone mad."

Gosto de filmes baseados em livros. Todos sabem. Lendas de Paixão, título original do livro de um conceituado escritor americano, para quem gosta de literatura anglo-saxónica. Um naipe de actores de qualidade. E a banda sonora de James Horner

Todos os ingredientes que me levaram ao cinema, na época. E que me fizeram rever o filme com encantamento. Há filmes que gosto de rever. Realizado por Edward Zwick, o mesmo director do filme The Last Samurai





Legends of the Fall
Jim Harrison

"An epic tale of three brothers fighting for justice in a world gone mad."


Lendas de Paixão baseado no livro com o mesmo título de Jim Harrison, best-seller do New York Times, publicado em 1979, deu origem ao filme que deixou marcas na história do cinema, independemente das nomeações.

Legends of the Fall faz parte de uma trilogia completada por Revenge, and The Man Who Gave Up His Name. 

Começa no início do século XX, passando pela Primeira Guerra Mundial, até chegar à Grande Depressão.

Uma história épica, ao estilo americano. Passada em meados de 1900, conta a história de um ex-coronel, e seus três filhos. O coronel Ludlow (Anthony Hopkins), e seus filhos Alfred (Aidan Quinn),Tristan (Brad Pitt) e Samuel Ludlow (Henry Thomasvivem num rancho, em terra inóspita, no estado de Montana. As suas vidas são afectadas pela natureza. Uma história de amor e guerra.





Lendas de Paixão
Edward Zwick,1994

Três irmãos, três destinos: Alfred é o mais velho, reservado, Samuel, o mais novo, frágilprotegido por todos, e o do meio Tristan, o explosivo, o rebelde que aprendeu com os índios do rancho, costumes e crenças ancestrais. Apurararam o seu espírito livre, aventureiro.

A harmonia entre os irmãos é quebrada quando surge uma mulher - Susannah - que todos vão amar.

O verdadeiro drama começa quando Samuel decide alistar-se no exército, antes de casar, para combater na Primeira Guerra Mundial. Seus, irmãos juntam-se a ele, na tentativa de o proteger. Infelizmente, Samuel morre. Os irmãos não conseguem salvá-lo, apesar dos inglórios esforços de Tristan.




Susannah/ Julia Ormond
Lendas de Paixão
Edward Zwick,1994

Alfred volta a casa. Tristan não. Susannah ficara no rancho com o coronel.

Samuel regressara da universidade, trazendo consigo a noiva, Susannah, que acabará por seduzir Alfred e Tristan. Inicia-se assim um conflito de paixões que vai terminar em tragédia para toda a família. Claramente, mudará a vida de todos. Para sempre. 




Lendas de Paixão
Edward Zwick,1994

Ela é forte, interessante, e alegre. Sabe andar a cavalo, laçar e atirar. É óbvio que ela própria se irá interessar pelo espírito audaz de Tristan.

E a morte de Samuel vai deixá-la livre do compromisso, para se entregar por completo Tristan, antes deste partir, para a guerra, para se juntar a Samuel e Alfred. De volta ao rancho, Alfred declara-se, mas ela rejeita-o. Alfred afasta-se do rancho. 

Tristan sente-se culpado por não ter conseguido salvar Samuel, e atormentado pelo afastamento de Alfred. Decide deixar, de novo, Montana por vários anos. Até que na ausência prolongada de TristanSusannah acaba por casar com Alfred




Lendas de Paixão
Edward Zwick,1994

Passando da paisagem extensa de Montana, no início do século XX para os campos de batalha sangrentos da Primeira Guerra Mundial, na Europa, o romance explora as acções extremas de que os homens são capazes quando suas vidas ou aspirações são ameaçadas.

Uma narrativa, por vezes, monótona, sem grandes arrebatamentos. Falta alguma emoção, embora sensível nos detalhes. É um drama familiar. O peso emocional seria importante aqui. Zwick não quis arriscar?






O filme foi nomeado para três Oscars (1995): Melhor Banda Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Realizador. Ganhou o Oscar de Melhor Fotografia, de John Toll, com mérito. E a original banda sonora de James Horner? Mereceria igual prémio.

Uma banda sonora que ficou impregnada na minha memória. E talvez na de muitos dos que viram o filme, no cinema. 




Lendas de Paixão
Edward Zwick,1994

Destaco ainda as excelentes interpretações de Anthony Hopkins e Brad Pitt. Há quem afirme que o actor Brad Pitt se referiu a este filme, como o melhor da sua longa carreira. Talvez. De referir, também, num plano diferente, Julia Ormond!

Uma  tarde de sábado bem passada, com aromas de Verão. 

G-S

Fragmentos Culturais


23.05.2020
Copyright © 2020-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®1.2020 

2 comentários:

  1. Há filmes que gosto de rever e esse é um deles. Faz parte da minha colecção. Foi sem dúvida uma excelente tarde de sábado ;)
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  2. Olá 'AFlores'

    Alegria de te reencontrar ! Gostos comuns :-) Excelente tarde de sábado, essa!

    Tudo de bom !

    ResponderEliminar