Vilnius tornou-se em Janeiro de 2009 a 'Capital Europeia da Cultura'. Fogos iluminaram os céus da cidade, dando início ao programa cultural.
A Lituânia celebra ao mesmo o seu Milénio de referência histórica. Daí que estas festividades tomem um cariz tão importante.
As luzes criadas especialmente por Gert Hof, o mais famoso artista das luzes da actualidade, inundaram a Capital Europeia da Cultura 2009.
Vilnius foi considerada Património da Humanidade em 1994 pela Unesco.
Torre de Gedimino | Vilnius
A Lituânia preparou uma visita virtual sobre o "Milénio da Herança Cultural" que se torna imprescindível visitar aqui
Detive-me nessa visita. E um dos aspectos que mais me atraiu, foi conhecer o primeiro livro lituano que data de 1547! De origem religiosa, é certo! Mas na Idade Média, quem detinha a verdadeira cultura e a arte dos livros eram as ordens religiosas.
Mazvydas Martynas, 1547
Catechismus
A capital da Lituânia divide o título de 'Capital Europeia da Cultura 2009' com a cidade austríaca de Linz. Uma cidade que tem uma conotação política complexa, já que era considerada a cidade predilecta de Adolf Hilter.
As duas cidades preparam uma verdadeira maratona de programas culturais preenchidos com concertos e espectáculos multimédia, de forma a atrair turistas de toda a Europa.
Linz, conhecida internacionalmente pelo festival de arte e multimédia Ars Electronica, inaugurou o Ars Electronica Center, de moderna arquitectura.
Anton Bruckner, uma referência na música erudita, foi o organista da catedral de Linz de 1855 a 1868.
Dois destinos turísticos culturais a não perder em 2009, para quem gosta de associar a cultura ao gosto de viajar!
G-S
Fragmentos Culturais
25.01.2009
Copyright © 2009-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®