sábado, 19 de janeiro de 2008

Livros : Mulheres que lêem são perigosas ?






Les Femmes qui lisent sont dangereuses
Laure Adler & Stefan Bollmann
http://editions.flammarion.com/Catalogue/


(...)"derrière le bonheur de la femme qui lit court une réprobation toujours renouvelée, qui va jusqu'à la persécution. Car son plaisir est une honte, et son abandon, un vice." (...)


Elke Heidenreich, Préface

in Les Femmes qui lisent sont Dangereuses, Laure Adler & Stefan Bollmann, Flamarion, 2006

As mulheres que lêem foram desde sempre consideradas perigosas e até perseguidas. E isto desde a Antiguidade.

Sapho é tida historicamente, como a primeira mulher poeta. Viveu no séc. VII a.C. na Grécia. Célebre e apreciada, apenas chegaram até nós fragmentos e citações esparsas, feitas por outros autores. 

Diz-se que a sua poesia era lírica e que o tema favorito era a paixão amorosa.






Sapho (fresco de Pompeia)





Este é tido como um dos poucos fragmentos que chegaram até à Modernidade.






Sapho - Fragmento 98
http://www.as.miami.edu







Hipatia de Alexandria (360 d.C. - 415 d.C.)
Gravura provável: Gasparo
http://pt.wikipedia.org

"Havia em Alexandria uma mulher chamada Hipátia, filha do filósofo Theon, que fez tantas realizações em literatura e ciência que ultrapassou todos os filósofos de seu tempo. Tendo progredido na escola de Platão e Plotino, ela explicava os princípios da filosofia a quem a ouvisse, e muitos vinham de longe receber seus ensinamentos."

A Vida de Hipátia, Sócrates, o Escolástico
, História Eclesiástica

A sua eloquência, beleza e dotes intelectuais atraiam muitos alunos. Hipatia simbolizou o aprendizado e a ciência , que os primeiros cristãos identificavam com o Paganismo. Por este motivo foi cruelmente assassinada






La Liseuse 
Pablo Picasso
pastel em papel
http://www.christies.com/






La Liseuse 
Felix Valloton




La Lectrice 
Pierre Pivet


Perigosas por que razão? Porque lêem? Talvez porque reflectem, porque pensam, porque reagem, porque opinam!


Porque são mais criativas, mais apaixonantes e por que não mais apaixonadas?


As coisas pioram, se a essa inteligência se associar beleza física! Aí há toda uma pressão social que ainda continua a ser sentida! Isto é um facto! As mulheres não as perdoam. E os homens temem-nas?


"Les hommes prennent - souvent - les femmes belles pour des connes"

Laure Adler, Les femmes qui lisent sont dangereuses, 

Flamarion, 2006

Não comprei nem li o livro, embora ao folheá-lo me parecesse bastante interessante. Muito bem documentado, e inclusão de vasto e conceituado historial fotográfico.


Mas, não estava nas minhas prioridades. Afinal outros livros me encantavam!

Paridade cultural é muito desejável! E um direito inalianável. Se assim não for, qualquer tipo de relacionamento termina! Pela falta de esforço de uma das partes, na sua própria evolução.

A construção de um relacionamento em conjunto tem muito mais sabor! E uma mulher inteligente é muito mais interessante. Não são da mesma opinião?

Há felizmente casos bem sucedidos! Mulheres cultas e lindas que encontram homens fortes que apreciam nelas, precisamente, a inteligência. E numa relação profunda, evoluem par a par. Mas não são muitos...

G-S

Fragmentos Culturais


06.01.2007

(reescrito depois de ter sido publicado sob pseudónimo)

19.01.2008

Copyright © 2008-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


10 comentários:

  1. Mulheres que lêem podem ser perigosas?
    É mentira, mas mesmo que fosse verdade eu, mal por mal, preferiria-a estas aos homens que não lêem!

    ResponderEliminar
  2. Fragmentos,

    uma questão que me esforço por demonstrar aos meus "besouros" desde sempre!!!!
    Uma verdade inquestionável em toda a História humana!!!! muitas foram as sociedades e as culturas onde o papel da mulher não vai além de esposa, mãe e governanta do lar...as mais das vezes sem liberdade pessoal!!!!
    muitas das minhas alunas descobrem que esta realidade está bem mais perto delas do que imaginam!!!!
    Agradeço este post!!!! E se me for permitido pedirei aos meus "besouros" que o visitem!!!!
    Bjkas!!!!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez apreciei imenso o tema que lançou.

    Acredito que muito homem, daqueles armados em "machos", se sentem intimidados perante alguém do sexo feminino que saibam mais do que eles.

    Mentalidades retrogradas e estupidez.

    Em vez de inveja ou ciume o que seria de apreciar é a beleza da inteligência das pessoas, saber aprender com elas e seguir esses exemplos.

    de um fã,
    Tiago

    ResponderEliminar
  4. Tenho estado ausente nos comentários, mas não nas visitas.
    Espero que a minha não participação, não vos impeça de me visitarem.
    Tenho novidades no meu espaço e explico melhor a minha "ausência".
    Cumprimentos Pecadores.

    ResponderEliminar
  5. 'Mulheres que lêem podem ser perigosas?...' - os estudos apontam que sim, 'Quint'!

    Eu como não vivo sem ler... sou perigosíssima! Basta ver o número 'restrito' de pessoas que deixam seu comentário registado :)

    Lamento ter demorado tantos dias a responder, mas outros afazeres me roubam imensa disponibilidade...

    Sensibilizada pelo teu olhar sempre atento e amistoso em 'fragmentos'!

    ResponderEliminar
  6. ...uma questão complexa, 'Avelaneira'!
    Uma realidade que se arrasta desde a antiguidade e que continua sempre em aberto!

    E concordo... a 'actual' perspectiva feminina não se tem alterado muito!

    Lamento ter demorado tantos dias a responder, mas outros afazeres me roubam imensa disponibilidade...

    Como sempre, sensibilizada pelo teu olhar atento em 'fragmentos'!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. Eu sei, Tiago, que continuo a ter em si o meu fiel 'olhar' de fragmentos.
    Afinal... foi também o meu primeiro leitor/comentador!

    Não sei se é uma questão de sentir o saber, se a força que esse saber incute na mulher para a orientar nos seus ideais [quando os tem...]

    '...Mentalidades retrógradas e estupidez...' - nisso concordo um pouco. Afinal, a partilha e o 'crescer junto' é que faz uma relação serena!
    E bem fundamentada no afecto, será sem dúvida uma relação bem bonita!

    ...Filomena Mónica e António Barreto permanecem juntos ao longo dos anos! Tenho grande admiração!!

    Lamento ter demorado tantos dias a responder, mas outros afazeres me roubam imensa disponibilidade...

    Sensibilizada pelo seu olhar sempre tão fiel em 'fragmentos'!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  8. Eu sei, '7Pecados' e só gostaria de te sentir realizado...

    Não há nada para explicar, cada um se apresenta no seu espaço como pode e como entende.

    Estes são espaços de prazeres, de fugas ao quotidiano, de liberdades e de míticas pessoais.

    Um abraço fraterno

    ResponderEliminar
  9. Que nada, gostei das visitas ... e gosto sempre das palavras que nos deixas!

    ResponderEliminar
  10. 'Quint' alguns acontecimentos 'diferentes' me têm mantido afastada. Espero que compreendas...

    Sensibilizada pelas amistosas palavras

    ResponderEliminar