International Jazz Day
"Jazz has been a force for positive social transformation throughout its history, and it remains so today. This is why UNESCO created International Jazz Day."
Irina Bokova, former Director-General, message
Pela primeira vez, a UNESCO e o mundo celebraram hoje, dia 30 Abril 2012 o Dia Mundial do Jazz. Um estilo de música, segundo palavras da Directora Geral da UNESCO, que pode "derrubar barreiras e simboliza a paz".
Em Novembro 2011, durante a Conferência Geral da UNESCO, a comunidade internacional proclamou 30 Abril como International Jazz Day.
Herbie Hancock
UNESCO UNESCO Goodwill Ambassador
Por proposta do músico Herbie Hancock, embaixador da boa vontade da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) decretou assim 30 de Abril como o Dia Internacional do Jazz
Irina Bokova & Herbie Hancock
© UNESCO
"Por ter as suas raízes na escravatura, esta música fez crescer uma voz apaixonada contra todas as formas de opressão. Fala a linguagem da liberdade que é compreendida por todas as culturas. São também estes os objectivos que guiam a UNESCO nos seus esforços de construir pontes dialogantes entre todas as culturas e sociedades"
Irina Bokova, Director-General Unesco
Dee Dee Bridgewater
UNESCO Paris
Apesar das celebrações serem oficialmente a 30 Abril, na passada sexta-ferira 27 Abril, realizaram-se em Paris (sede da UNESCO) várias iniciativas em que participaram, entre outros, Herbie Hancock, Barbara Hendricks e Wynton Marsalis.
O programa na UNESCO HQ incluíu "open master classes" com músicos de renome do jazz internacional, "scat improvisational classes" para jovens estudantes, concertos, conferências, debates, e um grande concerto no final do dia.
Hoje, Herbie Hancock deu um concerto no Congo Square, Nova Orleães, cidade considerada um dos berços do jazz.
Na sede das Nações Unidas, ao final do dia, estiveram em concerto live stream Dee Dee Bridgewater, Diane Reeves, Esperanza Spalding, Angelique Kidjo, e muitos outros nomes do jazz.
O evento foi apresentado por Morgan Freedom, Robert DeNiro, Quincy Jones e Michael Douglas.
Em Portugal, houve certamente várias iniciativas por todo o país, assinalando o primeiro Dia Internacional do Jazz, já que somos um país com enormes referências na música de jazz, e músicos de incontestável valor.
via Google Images Archive
Mas o evento teve uma maior representação em Lisboa, especialmente a cargo do Hot Clube Portugal que propôs uma maratona de jazz das 13:00 às 22:00 horas, em vários sítios da cidade.
No Porto, o evento quase passou despercebido, o que me espanta, dado haver escolas conceituadas de jazz e uma grande tradição de concertos de jazz.
Assim, só o Tribeca Jazz Club organizou uma "jam session" com músicos habituais que passaram pelo clube ao longo do ano.
Também Jazz Stew, o alter-ego do 'DJ' Paulo Santos Rodrigo animou dois espaços públicos, no sábado dia 28, passando swing e funk, durante a tarde, no centro comercial Península e à noite no Café Au Lait.
Mas! E a Casa da Música? Deixar passar uma data tão marcante sem um único concerto dedicado ao Jazz!?
Foi com muita alegria que voltei ao meu espaço de amplos prazeres culturais, já liberta da maledicência de um hacker.
E logo para falar de jazz! Uma das minhas paixões! Um pouco tardiamente, é certo, mas o importante é mesmo assinalar.
Como compreendem, também me inibi de visitar os espaços amigos, para evitar qualquer spam ou contaminação.
Amanhã, recomeçarei a responder aos amistosos comentários aqui deixados pelos mais fiéis leitores a quem agradeço, muito sensibilizada, o apoio ao longo de quase duas semanas de silêncios.
"It speaks a language of freedom that is meaningful to all cultures. (...) Jazz connects people, cultures and the world. This is our message."
Irina Bokova, former Director General Unesco
G-S
Fragmentos Culturais
Fragmentos Culturais
30.04.2012
actualizado 08.02.2025
Copyright © 2012-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®