sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia Internacional da Dança : Pina Bausch, Isadora Duncan & Martha Graham ! Três nomes da História da Dança Moderna !





Pina 
Wim Wenders, 2011




Pina 
Wim Wenders, 2011


"No, there was no hurricane that swept across the stage,
there were just … people performing
who moved differently then I knew
and who moved me as I had never been moved before." (...)

Wim Wenders, Pina








E no Dia Mundial da Dança, nada mais belo do que a homenagem do cineasta Wim Wenders a Pina Bausch






Wim Wnders | Pina





Wim Wnders & Pina Bausch
via The Hollyood Reporter

A data foi instituída pelo Comité Internacional de Dança da UNESCO. A sua comemoração tem a ver com o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727). um dos grandes nomes da dança.  








Todos os anos, a UNESCO pede a uma personalidade do mundo da dança para escrever uma mensagem que circulará por todo o mundo. Coube, este ano, ao Prof. Alkis Raftis.

Nesta mensagem Raftis exorta para que o Dia Internacional da Dança 2011 seja celebrado em espaços abertos, ruas, parques, e outros lugares ao ar livre para que todos possam usufruir de uma arte tão bela!





Sagração da Primavera
credit: Stephanie Berger
choreography: Pina Bausch
via New Yorker




Sagração da Primavera
credit: picture-alliance
choreography: Pina Bausch
via New Yorker

Voltemos então a Pina Bausch.  Pina Bausch é para mim a bailarina que deu nova dimensão à dança contemporânea nos tempos mais actuais. As suas interpretações são inesquecíveis. Portugal teve o privilégio de a receber, por várias vezes.

Infelizmente, não tive a sorte de aceder a nenhum dos seus espectáculos.





Isadora Duncan, 1900





Martha Graham, 1927

No entanto, não posso deixar de referir neste Dia Mundial da Dança duas outras grandes bailarinas, imensamente inovadoras também, cada uma no seu tempo e que abriram caminhos para a dança moderna: Isadora Duncan e Martha Graham.





Pina 
Wim Wenders, 2011


Se pretender saber mais sobre o trabalho de Pina Bausch, leia Pina Bausch (1940-2009: um tributo, a minha homenagem no ano em que deixou a dança mais triste (2009):

Pina Bausch defendeu acima de tudo que a "dança deve dar atenção aos sentimentos, desejos e doresde modo a tocar o público e "não ser apenas algo de belo e de bom."

Aguardo a estreia de Pina, de Wim Wenders, nas salas de cinema do nosso país.





Pina 
Wim Wenders, 2011


Mais tarde fui ver o filme em sala de cinema, Não poderia ter saído mais emocionada pela beleza estética desta enorme bailarina e coreógrafa. Pina Bausch!

"With his homage to the late choreographer Pina Bausch, the director creates the world’s first 3D art film."

The Hollyood Reporter 

G-S

Fragmentos Culturais

29.04.2011

actualizado 29.04.2024
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Carl Sagan em versão animada !






Pale Blue Dot
Carl Sagan




Pale Blue Dot - Animation from Ehdubya on Vimeo.


Um trabalho de tese no final de curso em Sheridan College, Canadá. Baseado num excerto do livro de Carl Sagan Pale Blue Dot, traduzido para português como "Pálido Ponto Azul". 

Sagan, cientista e astrólogo norte-americano [1934-1996], era possuidor de uma vasta formação multidisciplinar, o que o levou a escrever vários livros de enorme sucesso.

Um vídeo que nos leva a reflectir sobre o uso que fazemos de todo o conhecimento adquirido

Escrito e narrado por Carl Sagan, com música de Hans Zimmer "You're So Cool", arte e animação de Adam Winnik

G-S

Fragmentos Culturais

27.04.2011
(formato web 2.0)
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

sábado, 23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor





Pois hoje é o dia de todos que amam os livros! Dos escritores e dos leitores.

“Perante as novas formas que o livro assume, perante as mudanças registadas na sua concepção, na sua produção e no acesso ao seu conteúdo, é urgente lembrar que não pode haver desenvolvimento do livro sem respeito pelos direitos de autor”. (...)  “Isso é especialmente verdade no momento em que a digitalização expõe ainda mais o livro aos riscos da utilização ilícita”.

Irina Bokova, Directora-Geral UNESCO




Dia de São Jorge na Catalunha
créditos: Autor não identificado


Dia 23 Abril foi escolhido para honrar a tradição catalã, Dia de Sant Jordi e aniversário do santo em que os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha recebendo, em troca, um livro. 

No nosso país, o livro ainda é um objecto de luxo, devido ao preço de venda, situação que torna a literatura de difícil acesso para muitos dos que gostam de ler.

É momento também , para homenagear a obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes ou Nabokov.


Buenos Aires foi a cidade escolhida para capital Mundial do Livro 2011 pela UNESCO ao vencer a disputa com mais seis cidades - Caracas, Lagos (Nigéria), Havana, Porto Novo (Benin), Sharjah (Emirados Árabes) e Teerão. 


Buenos Aires possui mais de 3.200 livrarias, segundo dados da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.  Assim, este ano, as livrarias da capital argentina serão palco de inúmeros eventos literários, congressos e feiras.





O Livro Árvore
 Salvador Dali
(À memória de Soame Jenyns,

 lembrado depois do poema escrito)



Às vezes tenho ideias felizes
Ideias subitamente felizes, em ideias
E nas palavras em que naturalmente se despejam…

Depois de escrever, leio…
Porque escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu…

Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?


Álvaro de Campos


18 - 12 - 1940

In  
Poesia , Assírio & Alvim, ed. Teresa Rita Lopes, 2002 

G-S

Fragmentos Culturais

23.04.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vítor Melo : Vencedor Urban Photographer of the Year 2010. Parabéns !







1º Prémio CB Richard Urban Photographer
Fotografia: Vítor Manuel Lamosa de Melo (Portugal)

Vítor Melo venceu o concurso  Urban Photographer of the Year com esta fotografia que capta um artesão tunisino a trabalhar o  bronze. Eleita entre mais de 10.000, não deixa margem para dúvidas que o fotógrafo de Coimbra, residente em Sintra, merece a distinção. 


CB Richard Ellis Urban Photographer existe desde 2006. A ele concorreram fotógrafos profissionais e amadores de 74 países, da Europa, Médio Oriente e África.


"Cities at Work" era o tema do concurso deste ano. O júri constituído por fotógrafos profissionais, atribuiu o 1º prémio a Vítor Melo


O fotógrafo português que se dedica à fotografia nos tempos livres, para além da honra, ganha um safari fotográfico na Turquia.


Neste evento, foram ainda atribuídos prémios para os melhores momentos de um dia nas suas 24 horas "24 Hours", e um prémio nacional "Country". 


Não deixem de visitar a galeria dos premiados nas três categorias.


Como podemos concluir, depois da atribuição de vários prémios a portugueses, nos últimos tempos,  não nos falta 'engenho e arte'! 

G-S

Fragmentos Culturais
(formato web 2.0)

20.04.2011

actualizado 07.02.2025
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®



*Em nota de rodapé : A notícia, li-a no DN Cultura, rubrica que merece um certo cuidado por parte do jornalista que a redige! 

Ora, eu tive dificuldade em 'decifrar' o último parágrafo, dada a construção frásica. Será que um jornalista não é detentor de um curso superior?! 

Me perdoe o Cultura! Mas um jornal, por ser um meio de comunicação social, tem responsabilidades acrescidas no domínio da língua escrita!


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Festival de Cannes 2011 ! A não perder !





Cartaz Festival de Cannes 2011
Faye Dunaway
créditos: foto Jerry Schatzberg

Depois de Juliette Binoche em 2010, este ano 2011, o cartaz da 64ª edição do Festival de Cinema de Cannes homenageia Faye Dunaway. Fotografada por Jerry Schatzberg, fotógrafo do cinema, da música e da moda que dirigiu a icónica actriz em Puzzle of a Downfall Child título em português "Tempo de Viver" (1970). 

Realizador e actriz vão estar presentes em Cannes para apresentar uma cópia restaurada do filme.

O Festival de Cannes que se realiza entre 11 e 22 Maio 2011 reúne uma série de grandes nomes europeus, numa competição de grande qualidade. 





Robert de Niro, presidente de Júri 
via YouTube

Robert De Niro preside o júri da selecção oficial, Emir Kusturica, o júri do "Un Certain regard" e Michel Gondry, o júri da competição de curtas-metragens. Os restantes membros do júri só serão divulgados na próxima semana.

É já conhecida a  selecção oficial constituída por dezanove filmes que poderá ser consultada aqui

Como puderam verificar, cabe a Woody Allen abrir o Festival com o seu filme, fora da competição, Minuit à Paris.






Midnight in Paris est une merveilleuse lettre d’amour à Paris. C’est une œuvre dans laquelle Woody Allen approfondit les questions posées dans ses derniers films : notre rapport à l’histoire, à l’art, au plaisir et à la vie. Pour son 41e long-métrage, Il fait à nouveau preuve d'une belle inspiration."

 Thierry Frémaux

Uma novidade! A partir deste ano 2011, os organizadores passarão a entregar a Palme d'Or de Honneur que será atribuída a um realizador de referência que nunca tenha sido galardoado. Bernardo Bertolucci será o homenageado 2011. Bem merecida, esta Palme d'Or. 

Facto de relevo também! Quatro mulheres estão, este ano, na corrida para a Palme d'OrLynne Ramsay (Reino Unido) com "We need to talk about Kevin",  Maïwenn (França) com "Polisse", Naomi Kawase (Japão) com "Hanezu no Tsuki" e Julia Leigh (Austrália) com "Sleeping Beauty", o primeiro filme da escritora. Promete ser uma projecção controversa em Cannes.

" Il y a quatre réalisatrices en compétition officielle, c'est la  première fois qu'il y autant de femmes", congratulou-se Thierry Frémeaux, delegado geral do festival. 




Pedro Almodóvar e Antonio Banderas
La Piel que Habito
Na selecção oficial surge La Piel que Habito, baseado na obra "Mygale" de Thierry Jonquetque marca uma incursão de Pedro Almodóvar no cinema de terror. É o filme do aguardado reencontro com António Banderas com quem não trabalha desde 1999, filme "Ata-me".





La Piel en que Habito
Pedro Almodóvar, 2011

Para mim, o filme que mais desperta o meu interesse é  The Tree of Life realizado pelo norte-americano Terence Malick, com Brad Pitt e Sean Penn (duas presenças na competição). O Festival esperou um ano para conseguir garantir a estreia mundial do filme na selecção oficial em competição.







Já vi o trailler do filme, no início da minha última ida ao cinema. Captou-me de imediato! Um filme que promete surpreender!

G-S

Fragmentos Culturais

15.04.2011

Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®