"O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar. (...) Há as artes cujo fim é influenciar, que são a música, a literatura e a filosofia."
A peça explora temas como a ganância, o conflito familiar, a mentira e a sexualidade, com especial enfoque na relação tensa entre a antiga estrela do futebol americano, alcoólico Brick e a sua mulher, Maggie. Foi considerado um dos melhores filmes dos anos 50.
Paul Newman & Joanne Woodwad
via Google Images Archive
Casado com a actriz Joanne Woodward, tinha duas grandes paixões. O automobilismo e a filantropia! Dedicou-lhes uma grande parte da sua vida.
Era conhecido pelo seu sentido de humor irónico e travesso, principalmente fora dos ecrãs.
'Paul Newman never much cared for what he once called the "rubbish" of Hollywood, choosing to live in a quiet community on the opposite corner of the U.S. map, staying with his wife of many years and long after he became bored with acting pursuing his dual passions of philanthropy and race cars.'
"Paul’s legacy and accomplishments alongside his wife, Joanne Woodward, continue to be a guiding light for life in the arts - proving you can be a great artist and live a meaningful life."
Paul Newman teria feito 100 anos a 26 Janeiro 2025. O legado e as conquistas de Paul ao lado da sua mulher, Joanne Woodward, continuam a ser uma luz orientadora para a vida nas artes, provando que se pode ser um grande artista e viver uma vida com significado.
A química entre ambos continuou no filme The Sting, 1973- Tornaram-se grandes amigos para a vida, tinham casas a menos de um quilómetro de distância um do outro, passavam um tempo considerável com as famílias um do outro.
Uma amizade caracterizada pelo respeito mútuo, valores partilhados e também uma série de partidas. Redford pregou uma vez uma partida a Newman, enviando-lhe um velho Porsche como presente de brincadeira.
Paul Newman
via Google Images Archive
"There is a point where feelings go beyond words, I have lost a real friend. My life and this country is better for his being in it."
Robert Redford
G-S
Fragmentos de mágoa, mais sorriso luminoso que se apaga...
Marco Müller, director desde 2004, dedicou esta mostra ao realizador Youssef Chahine(1926-2008) que esteve presente, pela última vez, na sessão de 2007 com o filme Heya Fawda.
Ksenia Rappoport
via Google Images
"Venezia, 27 - Elegante, austera, a tratti addirittura toccante, la «madrina» Ksenia Rappoport. Laconico Brad Pitt, pizzetto e capelli più scuri del solito, nel ritirare la Coppa Volpi vinta l'anno scorso per Jesse James. Azzardato il presidente di giuriaWim Wenders, con pettinatura un po' alla Melania Mazzucco, nell'annunciare: «Ecco i magnifici sette, come possiamo sbagliare?». Estenuante il quasi centenario (e sempre giovanissimo) Manoel de Oliveira nel ripercorrere in francese la storia del cinema italiano, partendo addirittura da Cabiria e dal muto."
Michele Anselmi
Fizeram-se representar dezassete países, entre os quais Portugal. A Itália marcou uma forte presença, bem como os países asiáticos!
E, como sempre, alguns conceituados actores e realizadores vieram apresentar os seus filmes. É o caso dos irmãosCohen
Apesar de ser o festival de cinema mais antigo da Europa, é certo que continua a manter-se um pouco na sombra dos festivais de Cannese deBerlin.
Digamos que o brilho que lhe foi dado pela "cinematografia de autor", de Fellini a Bergman, se tem evaporado ao longo do tempo, apesar dos esforços envidados pelo director Marco Müller e pelo próprio governo italiano.
Em 27 de Agosto, Brad Pitt recebeu A Taça Volpique lhe fora atribuída na 64ª Edição, em 2007, pela sua representação no filme 'The assassination of Jesse James by the coward Robert Ford' .
O actor veio para a première do seu último filme. Podemos vê-lo em companhia de George Cloney e Tilda Switonque com ele contracenam em Burn after Reading.
Das actrizes presentes, não há dúvida que a australiana Charlize Theronfoi a que mais atraiu a atenção dos fotógrafos. Na verdade, para além do talento, Charlize é detentora de grande beleza!
A actriz contracena com o português Joaquim de Almeida e Kim Bassinger, no filme de Guillermo Arriaga (na foto), o mesmo que escreveu Babel, Amores Perros e 21 Grams, filmes de enorme referência do cinema contemporâneo!
É lamentável que a televisão portuguesa, cada vez mais vazia de conteúdos, ofereça uma programação deplorável, em lugar de informar ou transmitir eventos dignos de serem celebrados, como por exemplo a cerimónia de Entrega de Prémios.
Há poucos anos, estes festivais mereciam o horário nobre. Hoje, mal se ouve falar de cultura! O cinema é uma arte!
A sua morte surpreendeu o mundo da música! Surpreendeu-me também. Profundamente. Os Pink Floyd são a maior referência da minha memória musical! Conhecidos pela introdução do rock psicadélico
Richard Wrightteclista da banda rock mais célebre do mundo, os Pink Floyd, está ligado aos maiores sucessos do grupo que têm a marca da sua sensibilidade como co-autor.
Depois de Syd Barrett, também ele, um dos fundadores e grande inspirador da banda de rock psicadélico, foi a vez do mago dos teclados dos Pink Floyd. Richard Wright.
"As a keyboardist and songwriter, Richard Wright helped create the pioneering psychedelic sound that made Pink Floyd one of the world's greatest groups."
"Wright co-wrote much of the album, including Breathe, Time and Us and Them, but his most significant contribution was the piano-led The Great Gig in the Sky."
No próximo dia 22, está prevista a edição de Live in Gdansk, gravação nos famosos estaleiros polacos,do último concerto da digressão.
Será o primeiro disco póstumo deRichard Wrightna sua última actuação.
"His atmospheric, jazzy organs and synthesisers were at times at the forefront of their songs, and at others provided a dreamy undercurrent upon which the rest of the band could drift."
"Every note she sang confirmed her stature, not as a talented upstart, but rather the reigning queen of a genre. Mariza uses the classic fado accompaniment, a classical guitar, a guitar bass (a low-pitched, four string guitar, not a double bass), and the chiming, paired-string Portuguese guitar. Each of the three instruments has its distinct sonic range, so that combined, they do not compete, but rather compliment, creating a sound so unified and rich with overtones that it’s easy to imagine one is hearing a violin, a flute, a horn."
Banning Eyre
Marizafoi nomeada pelo segundo ano consecutivo para os Latin Grammy Awards - prémios atribuídos anualmente desde 2000, pela secção latina da National Academy of Recording Arts and Sciences norte-americana.
A cantora-fadistaMarizafoi nomeada para a 9ª edição dos Latin Grammy Awards, com o seu último álbum, Terra, na categoria de Melhor Álbum Folk, anunciaram hoje os representantes da artista em Portugal.
Sol
Já em 2007 fora seleccionada com o registo ao vivo Concerto em Lisboa, também na categoria de "Melhor Álbum Folk". Perdeu para Los Gaiteros de San Jacinto, da Colômbia.
Mariza apresenta uma imagem pop cantando o fado que me seduz! A sua figura esbelta, a imagem estética que criou, fazem-na distinguir de todas as cantadoras de fado, a tranquilidade do passo, e aquele sorriso rasgado, dão-lhe uma postura em palco graciosa, altiva, distinta.
E depois a voz esplendorosa que possui, trabalhada certamente com bons mestres do canto, fazem desta cantora-fadista um ícon do fado português com características bem mais contemporâneas!
É profundamente admirada no estrangeiro e faz render os públicos mais dispares.
Foi a única portuguesa, até hoje, a integrar os concertos doLive 8já actuou nos palcos mais venerados do mundo, como Royal Abert Hall,Carnegie Hall,Salle Pleyel, Sydney Opera House, entre outros.
Ao longo da sua carreira, Marizatem sido distinguida com vários galardões, nomeadamente, o First Award - Most Outstanding Performanceno Festival do Quebeque (2002), doisDeutscheschalplattenpela crítica alemã pelos seus álbuns "Fado em mim" (2001) e "Fado curvo" (2003), oEuropean Border Breakers Award, no MIDEMem Cannes, em 2004 e, em 2005, o Prémio Amália Rodrigues Internacional. Este ano, a fadista foi agraciada com Medalha de Vermeil da Sociedade de Artes, Ciências e Letras de Paris.
RTP (fonte)
O fado não é o género de música que oiço particularmente - não sou fã do fado - mas gosto dos matizes da voz deMariza, da sua contemporaneidade, da mistura de estéticas musicais.
Não é esta a vertente que mais me agrada na sua voz - o registo clássico - mas é o vídeo oficial do álbum pela qual foi nomeada.
Gostava de a ver distinguida pela miscigenação de sons, temas e culturas, incluídos neste álbum - destaco Tito Paris, Concha Buika, Ivan Lins, Chucho Valdés, Javier Limón - mas sobretudo pela lusitanidade da sua presença!