António Damásio
The quest to understand consciousness
credits: TEDTalks, 2011
José Luís Peixoto
créditos: Miguel Manso/ Arquivo
via Público
Pois não duvidem! Amanhã, lá estarei na minha livraria de sempre! Dois autores. Dois livros que me fascinarão, certamente!
Para os que me seguem de mais perto, talvez já estejam a sorrir! Sim! Esses mesmos!
Livro de José Luís Peixoto e "O Livro da Consciência" do Professor António Damásio
Livro
José Luís Peixoto
José Luís Peixoto explicava há pouco, no jornal das 22:00 da RTP que este seu últimos romance tem por tema a emigração portuguesa para França nos anos 60.
E acrescentava que o livro falava "de acontecimentos dos últimos 50 anos, com destaque para a vaga de emigração para França, uma aventura que milhares de portugueses empreenderam em busca de uma vida melhor".
Falou também das vivências de seus pais: "Os meus pais foram para França nos anos 60 e regressaram dois anos antes de eu nascer". E recordava toda a envolvência em que cresceu.
Considera que este seu livro tem um carácter patriótico, no sentido estético do termo, já que reconhece que não tem sido dado valor a tantos portugueses que partiram em busca dessa vida melhor, numa época em que abalar para França era uma imensa aventura.
Uma emigração massiva de há meio século que simbolizou "a passagem de uma sociedade rural a uma sociedade urbana".
José Luís Peixoto que leio desde seu primeiro livro "Morreste-me", é sem dúvida o escritor da nova geração mais publicado além fronteiras. E um dos mais promissores.
E, bem! Professor António Damásio, médico e neurocientista, vencedor do Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica.
Professor António Damásio dispensa qualquer apresentação ou atributo. O Livro da Consciência Um livro que será publicado em Portugal um mês antes da sua publicação nos Estados Unidos. Como nos deveríamos sentir honrados!
O Livro da Consciência
A Construção do Cérebro Consciente
António Damásio, 2010
Temas e Debates
"Todos dispomos de livre acesso à consciência. Ela surge com tanta facilidade e abundância nas nossas mentes que não hesitamos, nem nos sentimos apreensivos, quando permitimos que seja desligada todas as noites, quando adormecemos, e deixamos que regresse de manhã, quando o despertador toca, pelo menos trezentas e sessenta e cinco vezes por ano, sem contar com as eventuais sestas.
Contudo, poucos são os constituintes do nosso ser tão espantosos, fundamentais e aparentemente misteriosos como a consciência.
Sem ela, ou seja, sem uma mente dotada de subjectividade, não poderíamos saber que existimos, e muito menos quem somos e aquilo em que pensamos."
(documento PDF descarregável, Círculo dos Leitores, descontinuado)
O vídeo do Professor António Damásio que originalmente publiquei aqui, só pode ser agora visionado no sítio Big Think.*
Assim, substitui-o por este. Mas não deixe de ouvir o cientista no vídeo completo. Nele, salienta:
«A mente permite-nos perceber como é o Mundo, mas é a consciência que nos dá a vantagem subjectiva de dizer «Eu estou aqui, existo, tenho uma vida e há coisas à minha volta que se referem a mim».
Duas leituras apaixonantes que vão ocupar quase todo o tempo livre que usufruo neste momento! Não é muito, mas sinto-me já preenchida!
É que nos últimos tempos, os bons livros rareavam.
G-S
Fragmentos Literários
24.09.2010
actulaizado 16.02.2025
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
Referências:
*Big Think/ Vídeos do Prof. António Damásio
Ciência Hoje (comentário Prof. António Damásio)
Visão /Círculo de Leitores (versão PDF descarregável, primeiro capítulo, descontinuado)