"There's a big hole in the world now that he's no longer with us," (...) "But, as he would say, 'Keep your eye on the donut and not on the hole.'… It's a beautiful day with golden sunshine and blue skies all the way."
David Lynch, family
in Facebook page
Lynch revelara em Agosto 2024 que estava a combater um efisema pulmonar, uma doença crónica pulmonar provocada por "many years of smoking" segundo as suas próprias palavras. Mas que nunca se retiraria e continuaria a trabalhar em casa,
David Lynch deixa para a história do cinema algumas das obras mais enigmáticas, originais, e surrealistas que lançaram um estilo cinematográfico conhecido como “lynchian”. E mais, do seu estúdio em Hollywood Hills, a sua orginalidade prolongou-se pela música, pintura, fotografia, vídeo experimental e muitos outros interesses.
David Lynch, o cineasta de culto, quatro vezes nomeado para os Oscars por filmes como Blue Velvet (1986), Mulholland Drive (2001), Eraserhead (1977), Coração Selvagem, The Elephant Man (1980) e outros, bem como a série dramática Twin Peaks (!990-1991) morreu na quarta-feira, dia 15 Janeiro 2025.
Com algumas das obras mais originais, enigmáticas e surrealistas, no cinema e na TV, durante cinco décadas, que lançaram um estilo cinematográfico conhecido como “lynchiano”, David Lynch era um dos principais cineastas da sua geração. A sua influência prolongou-se na música, pintura, fotografia, vídeo experimental e muitos outros interesses culturais a partir do seu estúdio em Hollywoods Hill, enquanto teve saúde.
"It makes me uncomfortable to talk about meanings and things. It's better not to know so much about what things mean. Because the meaning, it's a very personal thing, and the meaning for me is different than the meaning for somebody else."
David Lynch
Lynch nasceu em Montana (US) e cresceu em vários lugares da região central dos Estados Unidos, rodeado de vedações brancas, que viria a questionar nos seus filmes.
Estudou pintura em Filadélfia, antes de fazer a transição para o cinema experimental. A sua estreia em 1977, Eraserhead, tornou-se um clássico de culto e abriu caminho para The Elephant Man, que foi nomeado para oito Oscars, e para uma adaptação de grande orçamento de Dune, um doloroso fracasso no seu lançamento em 1984.
Com o tempo, os filmes de Lynch tornaram-se cada vez mais oblíquos, culminando no sonho febril fragmentado de Inland Empire (2006), embora o seu road movie de 1999, The Straight Story, tenha sido inesperadamente linear e terno, evitando a violência e a depravação que marcaram grande parte da sua obra.
Lynch dirigiu 10 filmes, entre eles os nomeados para Oscars Mulholland Drive, Blue Velvet and The Elephant Man.
O seu último maior projecto foi Twin Peaks: the Return, que foi transmitido em 2017 e continuou como série TV.
Para mim, Twin Peaks foi o grande sucesso de Lynch, nos anos 1990s nas televisôes mundiais. Foi aí o meu grande encontro com David Lynch, claramente depois de Blue Velvet no cinema. O meu filme de eleição da filmografia de Lynch.
Em 2006 foi galardoado com o Golden Lion for Lifetime Achievement no Venice International Film Festival com a exibição da sua última obra prima, Inland Empire.
Em 2020, foi-lhe atribuido Honorary Oscar for Lifetime Achievement nos Governors Awards (US).
Mas muitos anos antes recebera já a Palme d’Or no Festival de Cannes com o filme Wild at Heart. Fora anteriormente nomeado por tês vezes. Foi ainda galardoado como Best Director com Mulholland Drive en 2001.
David Lynch faria hoje 79 anos !
G-S
20.01.2025
Fragmentos Culturais
Copyright © 2025-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®