segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Verão das minhas emoções

 





Mira, Portugal
Paisagem sobre o mar

via Google Images Archive


Verão é sempre tempo de emoções, Não sei se tem a ver com o facto de ter nascido no verão. Talvez não. Talvez com as lembranças de outros verões. Tempo quente - detesto o frio - luminoso, fins de tarde coloridos, céus cor de fogo. Jantares ao pôr-do-sol, esplanadas viradas para o mar. Calma, serenidade. 

Tardes ventosas que se transformam em acalmia e nos deixam aspirar profundamente o ar quente que vai deixando aquela sensação de bem estar, de acalmia interior.

É tempo de relaxar a mente, a alma, o corpo. Quanta paz se vai pegando a nós, nos deixando tranquilos do bulício da vida.



Praia de Mira, Portugal

https://www.visitportugal.com/


Este ano, decidi fazer um fim-de-semana na praia de Mira, fora da época sazonal. Detesto tirar férias em Agosto. O bulício, os gritos das crianças, as vozes que sobem de tom.

Não conhecia Mira. Só de nome. Quando  das festas de Cantanhede e do seu festival de música. Foi lá que ouvi pela primeira vez os Keane, os James, entre outros, nas primeiras visitas ao nosso país. Reparava então nos painéis da auto-estrada que vão indicando as localidades.

A estrada florestal leva-nos à Praia de Mira, e segundo li, teria sido uma pequena aldeia piscatória até à primeira parte do século XX. Nunca fora até lá. Embora tivesse andado sempre por perto, ora antes, ora depois desta praia.

Entre Aveiro e Figueira da Foz, já fora a algumas praias. Mira só conhecia de nome.






Lagoa de Mira
via Google Images Archive


Mar e lagoa, mais o passadiço ciclopedonal fazem daquela pequena vila ou aldeia, um lugar tranquilo. Gentes simpáticas, hospitaleiras. 

Não tive sorte com o tempo. Noites frias, ventos gélidos todo o dia, até mesmo à noite, quando nos dirigíamos para qualquer restaurante.

A praia de areia fina e branca estava impossível. O vento sibilava por todos os lado. Areia pelo ar envolvendo-nos impiedosamente.

Até para dar uma volta perto da lagoa foi difícil. Acabei por desistir e voltar a casa antecipadamente.

O hotel, sim. Muito acolhedor, instalações aprazíveis, modernas - talvez refeitas - pequenos almoços suculentos. E com muita simpatia. 

Muito bem situado. Mesmo em frente ao mar. Delícia de paisagem.

Ao lado do hotel, um bar com esplanada muito aprazível. Nessa tarde, apanhei algum sol, sem muito vento, sentada na esplanada a fazer uma curta refeição.

Penso voltar a Mira, ainda este ano. Talvez em Setembro. Quem sabe não terei 
melhor sorte com o tempo?!

G-S

05.08.2024
Copyright © 2024-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®