Saturday, December 22, 2012

Natal? Talvez diferente




De astronoom (1668)

Joahnnes Vermeer | Musée du Louvre
http://www.essentialvermeer.com/

Não! Nunca me aconteceu! Mas este ano, não sinto inspiração para escrever o que quer que seja sobre o Natal.

De repente, um território banhado de mar agitado e frio, com manhãs cinzentas de nevoeiro, ruas sem animação, não há luzes a aquecer o olhar, até o presépio perdeu os animais que foram introduzidos pelo rito natalício franciscano.

Tempos de mudança, fim de um ciclo, segundo as profecias Maya, o mundo que roda, sem saber em que direcção, a condição humana que já não pode assentar num pressuposto de equilíbrio. 

Escrevo. Não escrevo. Nestas últimas noites, o pensamento vagueou, incerto na conjugação da vontade. A expressão que não sai, pedaços, algumas notas, apago tudo. E recomeço. 

Faz sentido escrever uma mensagem que não serve o propósito de Natal? Alegria, convicção, brilho no olhar. E se aguardasse a passagem deste tempo tormentoso? Faz sentido?

Não, não lembro um Natal assim! Na verdade, o meu potencial criativo está paralisado. A fé cívica, e intelectual.

Falar do maravilhoso é difícil. Que digo eu? Uma espécie de loucura? Não. Serei louca, mas vou pensando como encarar, de novo, o maravilhoso. Talvez novas cores, manhãs verdes. De repente a mudança. 




para te manteres vivo - todas as manhãs
arrumas a casa sacodes tapetes limpas o pó e
o mesmo fazes com a alma - puxas-lhe o brilho
regas o coração e o grande feto verde-granulado
(...)

Al Berto, Mudança de Estação
in O Medo
Cas de Fernando Pessoa, Banco de Poesia


Para todos os amigos, e para os leitores, um Natal em paz!

G-S

23.12.2012
Copyright © 2012-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons


Saturday, December 8, 2012

Carlos Esteves: Travel Photographer of the Year




Fotografia: Carlos Esteves
Travel Photographer of the Year 2012


Lembram Urban Photographer of the Year 2011? Pois cá temos de novo um fotógrafo português distinguido. Esta fotografia das mãos de uma velha senhora sentada no chão de um mercado de Udaipur na Índia de autoria de Carlos Esteves recebeu uma menção honrosa na "maior competição do mundo para fotógrafos de viagens" na categoria Best Single Image in a Portfolio - Journeys.
Amadores e profissionais de mais de 90 países entraram na competição Travel Photographer of the Year 2012. O britânico Craig Easton foi o vencedor, graças a brumas da Escócia e silhuetas de Paris. 
A competição internacional Travel Photographer of the Year 2012 (TPOTY) tem no seu painel de jurados diversos fotógrafos de renome ou editores de publicações especializadas, caso da influente Condé Nast Traveller.
Os vencedores estarão agora presentes numa exposição na Royal Geographical Society de Londres.
Segundo a organização da competição, "o júri elogiou a composição cromática da imagem e a forma como os pormenores atraem o observador". 
Carlos Esteves, de 38 anos, licenciado em informática, para quem a fotografia "se tornou uma verdadeira paixão". E esta "paixão" ligou-se a outra, a de "viajar e descobrir a autenticidade dos lugares" que visita, assim afirma no seu site, está "sempre à procura" de "captar a próxima imagem poderosa".
De uma viagem à Índia resultou uma belíssima galeria de imagens que o fotógrafo intitulou Indian Portraits a ver aqui. A fotografia premiada tem o número 155.



Fotografia: Carlos Esteves
Shoot the Face 2012
Além da fotografia que agora teve direito a menção honrosa no TPOTY 2012, outra foto sua registada também na Índia mereceu, em Setembro último, destaque na competição internacional de retratos Shoot the Face, encontrando-se entre as finalistas.
Nada como visitar o sítio web de Carlos Esteves aqui. Um deslumbramento! Portefólios e páginas de uma estética do olhar que são uma verdadeira viagem pelo mundo.
Ah! O valeroso engenho dos Portugueses!
G-S

Fragmentos Culturais
08.12.2012
Copyright © 2012-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

Referências | References:
Carlos Esteves TOP Photography
http://www.ce-top-photography.com/
Travel Photographer of the Year 2012
http://www.tpoty.com/winners/2012

Monday, December 3, 2012

Postal digital de Lisboa





Lisboa redesenhada 

Criativo: Ben Heine | Galaxy note 10.1


Depois da cidade do Porto no Instagram, a aplicação que já todos conhecemos, chegou a vez de Lisboa passar pelas redes móveis. Pois a história repete-se um pouco. A Samsung que tem vindo a desenvolver a integração da capacidade artística e potencial dos dispositivos móveis, recorre, muitas vezes, a desenhadores e caricaturistas.

Agora, a marca coreana convidou o artista belga Ben Heine a registar, durante cinco dias, alguns dos locais, monumentos e cenários mais emblemáticos da cidade de Lisboa, usando a técnica de 'pencil vs camera', de modo a recriar novas atmosferas e sensações.



Lisboa redesenhada 
Criativo: Ben Heine | Galaxy note 10.1

Para o efeito, o artista utilizou as câmaras dos dois equipamentos Galaxy Note 10.1 (tablet) e Galaxy Note 10.1 (smartphone), usando depois a S-pen para dar a sua visão dos locais e objectos. 

Daí resultaram desenhos onde "a cor, a paixão pela cidade e o humor se misturam: um King-Kong que atravessa a Ponte 25 de Abril; um eléctrico antigo que ganha asas; ou a "febre" que cativa quem visita Lisboa…"





Ben Heine | Lisboa project Samsung

"Lisboa é uma cidade encantadora e o simples facto de poder desenhar os seus bairros, repletos de inspirações a cada esquina, é maravilhoso." 

Ben Heine

O artista referiu o Galaxy Note 10.1 como "um dispositivo revolucionário e ideal para pessoas criativas, dado que pode ser utilizado como uma nova ferramenta de expressão".

Mas, nada melhor do que ver o projecto da Samsung e ouvir o criativo Ben Heine...





Convincente?! Cnfesso que tive curiosidade de conhecer mais sobre a obra Ben Heine. Deveras agradada com o seu trabalho. A sua arte não fica por aqui. Uma diversidade forte, séria criatividade em várias áreas. 




Ben Heine | Lisboa project Samsung

"He is best known for his original series "Pencil Vs Camera", "Digital Circlism" and "Flesh and Acrylic"."

Gosto da inovação! E não é por acaso que muitos museus integram cada vez mais projectos criativos associados às novas tecnologias.


G-S

03.12.2012 
Copyright © 2012-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

Referências:

Ben Heine
http://www.benheine.com/index.php

Samsung | Galaxy Note 10.1
http://www.samsung.com/pt/article/note-10-1-by-miguel-lima-illustrator/

Artista belga redesenha Lisboa com dispositivos Samsung