Friday, August 3, 2012

Postal de férias




Porto

"ONE of the things that makes Porto so utterly charming and beguiling is the fact it has remained obstinately immune to modernisation. That means that, while so many European cities look and feel the same, Porto stands apart, it is in every sense, unreconstructed."

Jiri Siftar, The Sun

Suponho que já todos ouviram falar e muitos usam o Instagram. Uma aplicação gratuita (app)  para iPhone e Android que dá para partilhar fotografias com amigos aplicando um filtro.

Bom, adoro fotografia, mas não a pratico diariamente. E por isso, não sou grande consumidora do Instagram. Mas Instagram vem a propósito da cidade do Porto. 

Pois a história é esta! O Porto teve ontem destaque no jornal The Sun como um sucesso da aplicação Instagram, após o desafio feito pela 02 (empresa inglesa de serviços móveis) num teste de partilha de fotografias a partir do estrangeiro.

Jiri Siftar, com mais de 70 mil seguidores online, foi o convidado a testar os serviços da "O2 Travel tariff". 

O fotógrafo decidiu destacar a cidade do Porto, relacionando-a com outras cidades europeias "visualmente semelhantes", mas que se mantém "obstinadamente imune à modernização.

Bem, é certo que a cidade não se tem afastado muito das suas origens ao longo dos tempos, mas tem feito um esforço de modernização com a abertura de espaços bastante originais que se descobrem num roteiro alternativo aos velhos conceitos de cultural social.



Porto

Mas, continuemos com a opinião de Jiri Siftar que fotografou vários locais do Porto como a Ribeira, a Vitória e Miragaia, destacadas pelas "cores vivas" das suas casas, mas também o eléctrico, os bares de praia e a Ponte Luís I. O Café Majestic foi muito elogiado e descrito como um local de visita “a não perder”. Concordo. Já em 2010, o Majestic fora considerado o sexto café mais bonito do mundo.

Mas que se escreva que JK Rowling, a célebre autora da saga Harry Potter,  frequentava o Majestic quando viveu no Porto, como professora de inglês, aí discordo. 
Nunca tal li, nem a própria autora, ao descrever a sua estadia nesta cidade, fez alguma vez menção a essa possibilidade. Efabulações para atrair um determinado público?

A gastronomia foi referida pelo convidado da empresa “O2” e a cidade mencionada como “mais relaxante do que a sua vizinha Lisboa”.

Quanto aos bares e esplanadas da beira rio e junto ao Atlântico são mencionadas com muito mérito. É uma das áreas mais belas da cidade em dias de sol e tardes de lazer. Nelas se encontra o bem estar em completa harmonia com a natureza.



Foz - Porto 
foto: G-S© (Android sem Instagram)

Eu gosto deste reencontro do rio com o mar, junto à Foz. Aqui me refugio em fins de tarde doces, sou avessa a ventos norte, e busco momentos de interioridade que me trazem acalmia às turbulências diárias. Aqui, o meu olhar se perde sem fronteiras nem limites.

Na orla do mar,
no rumor do vento, 

(...)

aí vou colher
a rosa e a palma.
Onde a pedra é flor,

onde o corpo é alma.


Eugénio de Andrade, Na orla do mar

Mas voltemos a Jiri SiftarGosto particularmente desta descrição da ponte D. Luís:

"Spanning the River Douro from Port to Vila Nova de Gaia is the 1886 Dom Luis I Bridge. Built in 1886, it was at the time of its construction the longest in the world. Built by one of Eiffel’s partners, it is now a pedestrian crossing and a delight to anyone who likes their architecture grand and Victorian.
The bridge is yet more evidence of the city’s proud industrial and trading heritage – tough, metal and grey, it is more engineering edifice than it is artistic expression. But that seems to be the way that the residents like it."
Jiri Siftar, The Sun

Então, amigos e leitores, vou descansar uns dias. Deixo-vos este postal de férias e prometo voltar muito em breve. A vossa companhia, ao longo do ano, é-me indispensável! Pela amizade, pelo carinho das palavras, pelas pequenas tertúlias que vamos desenvolvendo em temas de prazeres vivenciais e culturais.

Até breve! E bom descanso!

G-S

Fragmentos Culturais

03.08.2012
Copyright © 2012-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

Referências:

P3 | Público
http://p3.publico.pt/vicios/em-transito/4037/porto-e-um-sucesso-no-instagram

The Sun
http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/travel/4468076/Porto-is-an-Instagram-hit.html