Friday, April 29, 2011

Pina Bausch por Wim Wenders




Pina | Wim Wnders

"No, there was no hurricane that swept across the stage,
there were just … people performing
who moved differently then I knew
and who moved me as I had never been moved before." (...)

Wim Wenders, Pina




E no Dia Mundial da Dança, nada mais belo do que a homenagem do cineasta Wim Wenders a Pina Bausch



Wim Wnders | Pina

A data foi instituída pelo Comité Internacional de Dança da UNESCO. A sua comemoração tem a ver com o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727) um dos grandes nomes da dança.  



Pina | Wim Wenders
Todos os anos, a UNESCO pede a uma personalidade do mundo da dança para escrever uma mensagem que circulará por todo o mundo. Coube, este ano, ao Prof. Alkis Raftis.

Nesta mensagem Raftis exorta para que o "Dia Internacional da Dança 2011" seja celebrado em espaços abertos, ruas, parques, e outros lugares ao ar livre.




Sagração da Primavera/picture-alliance|DPA

Coreografia: Pina Bausch
Pina Bausch é para mim a bailarina que deu nova dimensão à dança contemporânea.  As suas interpretações são inesquecíveis. Portugal teve o privilégio de a receber, por várias vezes.


Isadora Duncan, 1900


Martha Graham, 1927

Mas, não é possível esquecer duas outras grandes bailarinas, inovadoras também, no seu tempo e que abriram caminhos para a dança moderna: Isadora Duncan e Martha Graham.



Pina | Wim Wenders

Se pretender saber mais sobre o trabalho de Pina Bausch, leia Pina Bausch (1940-2009: um tributo, minha homenagem no ano da sua morte (2009):

Pina Bausch defendeu acima de tudo que a "dança deve dar atenção aos sentimentos, desejos e dores" de modo a tocar o público e "não ser apenas algo de belo e de bom."

Aguardo a estreia de Pina, de Wim Wenders, nas salas de cinema do nosso país.

G-S

Fragmentos Culturais

29.04.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

Wednesday, April 27, 2011

Carl Sagan em versão animada



Pale Blue Dot - Animation from Ehdubya on Vimeo.


Um trabalho de tese no final de curso em Sheridan College, Canadá. Baseado num excerto do livro de Carl Sagan Pale Blue Dot, traduzido para português como "Pálido Ponto Azul". 

Sagan, cientista e astrólogo norte-americano (1934-1996), era possuidor de uma vasta formação multidisciplinar, o que o levou a escrever vários livros de enorme sucesso.

Um vídeo que nos leva a reflectir sobre o uso que fazemos de todo o conhecimento adquirido

Escrito e narrado por Carl Sagan, com música de Hans Zimmer "You're So Cool", arte e animação de Adam Winnik

G-S

Fragmentos Culturais

27.04.2011
(formato web 2.0)
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Saturday, April 23, 2011

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor




Pois hoje é o dia de todos que amam os livros! Dos escritores e dos leitores.

“Perante as novas formas que o livro assume, perante as mudanças registadas na sua concepção, na sua produção e no acesso ao seu conteúdo, é urgente lembrar que não pode haver desenvolvimento do livro sem respeito pelos direitos de autor”. (...)  “Isso é especialmente verdade no momento em que a digitalização expõe ainda mais o livro aos riscos da utilização ilícita”.

Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO

Dia 23 Abril foi escolhido para honrar a tradição catalã (dia de Sant Jordi) e aniversário do santo em que os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha recebendo, em troca, um livro. 

No nosso país, o livro ainda é um objecto de luxo, devido ao preço de venda, situação que torna a literatura de difícil acesso para muitos dos que gostam de ler.

É momento também , para homenagear a obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes ou Nabokov.



Buenos Aires foi a cidade escolhida para capital Mundial do Livro 2011 pela UNESCO ao vencer a disputa com mais seis cidades - Caracas, Lagos (Nigéria), Havana, Porto Novo (Benin), Sharjah (Emirados Árabes) e Teerã. 



Buenos Aires possui mais de 3.200 livrarias, segundo dados da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.  Assim, este ano, as livrarias da capital argentina serão palco de inúmeros eventos literários, congressos e feiras.



O Livro Árvore | Salvador Dali

(À memória de Soame Jenyns,
 lembrado depois do poema escrito)


Às vezes tenho ideias felizes
Ideias subitamente felizes, em ideias
E nas palavras em que naturalmente se despejam…

Depois de escrever, leio…
Porque escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu…

Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?



Álvaro de Campos

18 - 12 - 1940

In  
Poesia , Assírio & Alvim, ed. Teresa Rita Lopes, 2002 

G-S

Fragmentos Culturais

23.04.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

Referências:

UNESCO

Casa Fernando Pessoa Banco de Poesia

Wednesday, April 20, 2011

Vítor Melo: Urban Photographer of the Year




1º Prémio CB Richard Urban Photographer
Fotografia: Vítor Manuel Lamosa de Melo (Portugal)

http://cbreurbanphotographer.blogspot.co.uk/


Vítor Melo venceu o concurso  Urban Photographer of the Year com esta fotografia que capta um artesão tunisino a trabalhar o  bronze. Eleita entre mais de 10.000, não deixa margem para dúvidas que o fotógrafo de Coimbra, residente em Sintra, merece a distinção. 

CB Richard Ellis Urban Photographer existe desde 2006. A ele concorreram fotógrafos profissionais e amadores de 74 países, da Europa, Médio Oriente e África.

"Cities at Work" era o tema do concurso deste ano. O júri constituído por fotógrafos profissionais, atribuiu o 1º prémio a Vítor Melo

O fotógrafo português que se dedica à fotografia nos tempos livres, para além da honra, ganha um safari fotográfico na Turquia.

Neste evento, foram ainda atribuídos prémios para os melhores momentos de um dia nas suas 24 horas "24 Hours", e um prémio nacional "Country". 

Não deixem de visitar a galeria dos premiados nas três categorias aqui

Como podemos concluir, depois da atribuição de vários prémios a portugueses, nos últimos tempos,  não nos falta 'engenho e arte'! 

G-S

Fragmentos Culturais
(formato web 2.0)

20.04.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

Em nota de rodapé. A notícia, li-a no DN Artes, rubrica que merece um certo cuidado por parte do jornalista que a redige! 
Ora, eu tive dificuldade em 'decifrar' o último parágrafo, dada a construção frásica. Será que um jornalista não é detentor de um curso superior?! 

Me perdoe o DN Artes! Mas um jornal, por ser um meio de comunicação social, tem responsabilidades acrescidas no domínio da língua escrita!


Friday, April 15, 2011

Festival de Cannes 2011




Cartaz

Depois de Juliette Binoche em 2010, este ano o cartaz da 64ª edição do Festival de Cinema de Cannes homenageia Faye Dunaway. Fotografada por Jerry Schatzberg, fotógrafo do cinema, da música e da moda que dirigiu a icónica actriz em Puzzle of a Downfall Child título em português "Tempo de Viver (1970). 

Realizador e actriz vão estar presentes em Cannes para apresentar uma cópia restaurada do filme.

O Festival de Cannes que se realiza entre 11 e 22 Maio 2011 reúne uma série de grandes nomes europeus numa competição de grande qualidade. 

Robert De Niro preside o júri da selecção oficial, Emir Kusturica, o júri do "Un Certain regard" e Michel Gondry, o júri das competição de curtas-metragens. Os restantes membros do júri só serão divulgados na próxima semana.

É já conhecida a  selecção oficial constituída por dezanove filmes que poderá ser consultada aqui

Como puderam verificar, cabe a Woody Allen abrir o festival com seu filme, fora da competição, Minuit à Paris.





"Midnight in Paris est une merveilleuse lettre d’amour à Paris."  C’est une œuvre dans laquelle Woody Allen approfondit les questions posées dans ses derniers films : notre rapport à l’histoire, à l’art, au plaisir et à la vie. Pour son 41e long-métrage, Il fait à nouveau preuve d'une belle inspiration."

 Thierry Frémaux

Uma novidade! A partir deste ano 2011, os organizadores passarão a entregar  a Palme d'Or de honra que será atribuída a um realizador de referência que nunca tenha sido galardoado. Bernardo Bertolucci será o homenageado 2011. Bem merecida, aliás. 

Facto de relevo também! Quatro mulheres estão, este ano, na corrida para a Palme d'Or. Lynne Ramsay (Reino Unido) - "We need to talk about Kevin",  Maïwenn (França) - "Polisse", Naomi Kawase (Japão( - "Hanezu no Tsuki" e Julia Leigh (Austrália) - "Sleeping Beauty", o primeiro filme da escritora. Promete ser uma projecção controversa em Cannes.

" Il y a quatre réalisatrices en compétition officielle, c'est la  première fois qu'il y autant de femmes", congratulou-se Thierry Frémeaux,  delegado geral do festival. 



Pedro Almodóvar e Antonio Banderas

Na selecção oficial surge La Piel que Habito, baseado na obra "Mygale" de Thierry Jonquet, que marca uma incursão de Pedro Almodóvar no cinema de terror. É o filme do aguardado reencontro com António Banderas com quem não trabalha desde 1999 no filme "Ata-me".

Para mim, o filme que mais me desperta o interesse é  The Tree of Life realizado pelo norte-americano Terence Mallick, com Brad Pitt e Sean Penn (duas presenças na competição). O  festival esperou um ano para conseguir garantir a estreia mundial do filme na selecção oficial em competição.






Já vi a apresentação do filme, no início da minha última ida ao cinema. Captou-me de imediato! Um filme que promete surpreender!

G-S

Fragmentos Culturais

15.04.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons


Monday, April 11, 2011

Falando de Portugal




Alguém suporia ter ao seu dispor, em Lisboa, um meio de transporte tão original? Pois ! Eu não! E fiquei simplesmente encantada! 

É para se saber que não somos um país tão terceiromundista como se faz sentir por aí.  O GoCar munido de GPS e visita guiada falada só se encontra em cidades como San Francisco, Miami, Barcelona, Madrid e... Lisboa! Um luxo!(?)



Lisboa

Já alguma vez conduziu um carro que assobia, vibra numa descida, conta anedotas e ainda lhe diz tudo aquilo que esta ver de uma forma lúdica? É verdade! O GoCar faz tudo isto!

"GoCar, the GPS guided, talking tour car. Originally offering tours of San Francisco, you can now also take tours of San Diego and Miami and now open in BarcelonaMadrid and Lisbon. It's an exciting way to explore and see the sights. Travelling in the two seater GoCar, you'll be self guided to all the fun and interesting things to do and see. So what are you waiting for?"



Sintra

E o mais engraçado é que descobri o GoCar e esta encantadora e original visita a Lisboa por mão amiga (estrangeira), inserido no blog francês Le Blog Mon Nuage TV que se dedica a dar a conhecer destinos turísticos.

"Chaque mois, nos reporters vous font découvrir la France et le monde sur ce blog, en partageant leurs voyages en direct. 
Ces périples sont à découvrir ensuite en intégralité sur MonNuage.com, communauté de voyageurs et comparateur de vol pas cher!"

Ah! Não deixem de visitar os posts dedicados a Portugal: Lisbonne: pas des  transports si communs (jour 1); Lisbonne et Fado (jour 2) e Sintra e Ginjinha (jour 3)

Bem! Está aprovado! Quero experimentar este tour tão simpático, arejado, quando for a Lisboa. O preço nem é assim uma loucura! Ora vejam aqui 

Ah! E mais! Se tiver um blogue, a primeira hora é 'gratuita'! Não acredita? Confirme aqui


Uma condição! Tem que escrever um post sobre a sua experiência! Nada de transcendente!

Isto é o máximo! Eu vou querer uma coisa destas! Não tenho dúvidas! Só não sei quando passo por Lisboa...

Quanto ao blogue! Fiquei 'addict'.

G-S

Fragmentos Culturais 
11.04.2011


(formato Web 2.0)
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Creditos: video MonNuageTV


Thursday, April 7, 2011

Le souffle extraordinaire







Um filme de animação em 3D para uma campanha da Renault sobre carros eléctricos. É baseado numa ideia de Luc Besson e foi criado pela Digital Project.  Excelente! 


Se não o conhecem ainda, vão  deixar-se levar pela lufada de criatividade que dele se desprende.


Le souffle extraordinaire


Luc Besson é sobejamente conhecido como realizador e produtor.  O seu filme de ficção científica The Fith Element (1997) abriu o Festival de Cannes (1997) e  foi galardoado com o 'Cesar' de "Melhor Realizador"!

Uma animação que me deixou suspensa! Encantada!

G-S

Fragmentos Culturais

06.04.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

(formato Web 2.0)

Licença Creative Commons

Sunday, April 3, 2011

Eduardo Souto Moura - Prémio Pritzker 2011




Eduardo Souto Moura (Portugal)
Pritzker de Arquitectura 2011

http://www.lexpress.fr

Eduardo Souto de Moura é o Prémio Pritzker de 2011, uma espécie de Nobel da Arquitectura. Com grande surpresa do laureado, segundo entrevistas! 

"Le Portugais Eduardo Souto de Moura a reçu le prix Pritzker 2011 pour son travail mariant classicisme et modernisme. La plus prestigieuse en architecture souligne "sa capacité unique de réunir des caractéristiques de prime abord contradictoires: la puissance et l'humilité, la crânerie et la délicatesse, la force 
de l'autorité publique et le sens de l'intimité" selon l'expression du jury."

Não deixem de visitar a a galeria dedicada a Souto Moura no Pritzke.com ou   em  2011mediakitphotos.pdf

Pela segunda vez o Prémio Pritzker é atribuído a um arquitecto português. Já Álvaro Siza Vieira o recebera em 1992. Interessante saber que os dois estudaram e ensinam na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.



Álvaro Siza Vieira


"The university issued a communiqué Monday saying that “Souto de Moura and Siza Vieira are considered the greatest representatives of contemporary architecture and their style has become known as the ‘Porto School’”.


Casa da Música

Se considerarmos que Rem Koolhaas, o holandês que, em 1998, concebeu a Casa da Música o recebeu em 2000, isto leva-nos a concluir que o Porto tem, neste momento, obras de três prémios Pritzker

Não sabemos se é a única cidade no Mundo com uma tal concentração de Pritzker! O facto é que o nome da cidade está, a partir de agora, ainda mais ligado à Arquitectura como uma das "artes" que nos últimos anos mais se afirmou e, consequentemente, mais se mediatizou. E isto dá-nos um certo prazer estético.

A cidade do Porto começa então a ser um caso sério na arte ancestral que é a "arte de construir".



A cerimónia de entrega do galardão a Souto Moura decorrerá no dia 2 de Junho em Washington.

Não deixem de ler alguns artigos internacionais a propósito de Souto Moura. É que andamos mesmo a precisar de ouvir falar bem de nós, lá por fora...

"Mas, este prémio conferido a Souto Moura pela Fundação Hyatt (EUA), tem outras leituras. Num país que atravessa neste período da sua história, provavelmente, o mais baixo nível de motivação, esta distinção atribuída a Souto Moura, à Arquitectura portuguesa e à Escola de Arquitectura do Porto, é um indicador das capacidades subsumidas num povo que tem talento e arte desperdiçadas a rodos..." (...)

Paquete de Oliveira (JN)

G-S

Fragmentos Culturais

03.04.2011
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


Licença Creative Commons

Referências:

The Pritzker Architecture Prize

Souto Moura, lauréat du Prux Pritzker 2011, 30.03.2011