Wednesday, March 30, 2011

Roger Waters again : The Wall 2






Roger Waters Pavillhão Atlântico
créditos: Rita Carmo/ Espanta Espírito

Eu não estive lá. Com muita mágoa! Lisboa não é bem aqui ao lado... mas todas as críticas lidas, e muitos dos vídeos publicados no YouTube, demonstram bem como o concerto de Roger Waters no passado dia 21 Março foi fantástico! O Blitz apelida-o de 'majestosa noite'! Não duvido!

"O primeiro espectáculo (sim porque acabou por haver um segundo) de "The Wall" no Pavilhão Atlântico foi mais que um concerto perfeito! 

Os Rolling Stones e U2 podem usar insufláveis e luzes especiais mas só os Pink Floyd e Roger Waters conseguem conjugar imagens, cenários, luzes e música com esta harmonia. 

O público boquiaberto com a grandeza do espectáculo só parecia acordar do sonho de vez em quando para aplaudir e cantar  em coro "Another Brick in the Wall", "Confortably Numb", "In the Flesh" e "Run Like Hell"

E este excerto diz tanto! 





Roger Waters & Coro Juvenil Cova da Moura
Portugal 2011


Um dos aspectos que me tocou: a música como inclusão de jovens adolescentes em risco! 

Um coro de 16 vozes juvenis da "Associação Moinho da Juventude da Cova da Moura" juntou-se numa participação especial a Roger Waters e aos seus 14 músicos. 





Roger Waters & Coro Juvenil Cova da Moura
Portugal 2011
http://blitz.sapo.pt/

E ao som do clássico ‘Another Brick in the Wall - Part 1’, terceiro tema da noite, os jovens subiram ao palco. A escolha do grupo foi feita depois de a equipa do artista ter solicitado a presença de um projecto "de diferentes etnias e de um meio social mais desfavorecido".

O coro nasceu há um mês, na sequência do convite da produtora", confirmou Whassysa, 27 anos, responsável do centro de actividades de tempos livres (ATL) da Associação Moinho da Juventude, que motivou o jovem grupo. 

E os miúdos do bairro ficaram entusiasmados? A resposta não deixa dúvidas: "Não faltaram a nenhum ensaio, todos os dias, durante duas semanas." Dos oito aos 16 anos, elas e eles empenharam-se na letra – "uns tinham mais dificuldades a cantar em inglês" – e no projecto.

"Fizeram pesquisas sobre o Roger Waters, que nem sabiam quem era". 


E o prazer imenso para esta jovem animadora cultural! Belíssimo trabalho!

Roger Waters manteve-se em palco, mais de duas horas, assim li, com quase 30 canções, seguindo de perto o disco dos Pink Floyd, 1979.

The Wall que sempre teve uma mensagem 'engagée' é agora, nas palavras do próprio Roger Waters, "mais universal que a (produção) original"!







Grande lástima não ter partilhado este fantástico concerto que a tecnologia tornou ainda mais esplendoroso! Quanta maravilhamento para o ouvido e... para o olhar! Uma lição de vida para estes miúdos.


G-S


Fragmentos Culturais

30.03.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 


Saturday, March 26, 2011

Earth Hour 2011







Hoje à noite, 26 de Março 2011, sob uma nova luz – a  luz das estrelas ou a luz das velas – 81 cidades e vilas portuguesas apagam as luzes dos seus monumentos mais emblemáticos, juntando-se assim a cerca de 4.000 cidades de todo o mundo.




arth Hour Japan

Desde 2007, quando Sidney (Austrália), levou a cabo este evento pela primeira vez,  que o mundo se tem unido neste gesto simbólico que já tornou a Hora do Planeta um dos maiores movimentos voluntários de luta contra as alterações climáticas a nível global.


Se quiser ver aqui poderá encontrar uma comunidade nacional à qual se poderá juntar! 

Este ano, a Hora Planeta unir-se-à em pensamento ao povo do Japão no momento de grande tristeza que este país atravessa.




Orquestra Metropolitana de Pequenos Violonistas
Conservatório Música
Em Lisboa, o jovem agrupamento da Orquestra Metropolitana que é constituído por alunos do Conservatório de Música da Metropolitana, entre os 3 e os 18 anos de idade, e que tem vindo, ao longo dos últimos anos, "a alinhar as suas cordas e arcos em prol de causas solidárias" vai tocar na Aula Magna, pelas 20:30. 

Este ano, os pequenos violinistas voltam-se assim para o Planeta e juntam-se a WWF, uma causa que já se tornou o maior movimento voluntário do mundo na luta contra o aquecimento global: a Hora do Planeta.




Siga este enorme campanha cívica via Facebook internacional ou então via Facebook nacional. Também poderá fazê-lo via Twitter.

Não esqueçamos, no entanto, que a Hora do Planeta pode não significar só desligar as luzes! Earth Hour + apela para que possamos ir mais longe!

Desligar o computador, a televisão, o telemóvel, o mp3, todo o ritual 'geek' que nos rodeia no dia-a-dia... Será que vamos conseguir?

Anote na sua agenda: 20:30 (hora local). Hoje!


G-S

Fragmentos Solidários

26.03.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Thursday, March 24, 2011

Elizabeth Taylor : um tributo





Elizabeth
Taraborrelli, J. Randy, 2006 

"I haven't had a quiet life. I've lived dangerously. Sometimes disaster has come to me as a train. There have been times when I've almost drunk myself to death. I've been in situatons where I was perilousely close to killing myself. I've almost died several times. Yet some instinct, some inner force. has always saved me, dragging back  just as the train whooshed past."

Elizabeth Taylor, April 1997

(a folhear na versão digital aqui)

Elizabeth Taylor morreu ontem, dia 23 Março 2011. Não, não me apetece falar muto sobre a sua morte. Gosto de lembrar as pessoas, os mitos em vida.

Ficam então algumas imagens da mulher, actriz, amiga incondicional, defensora de causas no auge da sua beleza:





Elizabeth Taylor, 2002





Amburn, Ellis, 2000





Kashner, Sam, 2010

(a folhear na versão digital aqui)






Mann, William J., 2009

 (a folhear na versão digital aqui)





Elizabeth Taylor & Paul Newman
Cat on a Hot Tin Roof 
Richard Brooks, 1958

Gata em Telhado de Zinco Quente, adaptação da peça de Tennesse Wiliams numa interpretação absolutamente brilhante! 

Uma tragédia psicológica, passional, personagens entranháveis, desempenhadas por Paul NewmanElizabeth Taylorsem defeitos de representação, brutais, no auge da beleza e da carreira, numa erupção de sensualidade. Um par esteticamente perfeito que apenas a ficção poderia juntar. 






"She was a full-throttle star"


A homenagem do The Guardian






Não posso estar mais de acordo! 


G-S


Fragmentos Culturais

23.03.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 



Tuesday, March 22, 2011

Bach é Poesia!




Photograph: Jakob Menolfi/EPA

The Guardian/Environment


21 Março! Começou a Primavera! E com ela veio o Dia Mundial da Poesia! E o aniversário de Johann Sebastian Bach (21 Março 1685 O.S).

Por onde começar já no declinar do dia! Aludo ao meu pássaro cantador que vem anunciar-me a Primavera! E lá volta, noite após noite, no exacto momento em que vou pegar o sono, embalar-me com seu trinado exuberante mas tão harmonioso. 

Ah! A Poesia! Tão difícil! É que são tantos os poetas que me acompanham! Mas quis trazer Eugénio de Andrade! Os seus versos colhem-me na intimidade deste final de noite.


Não sei de onde vem esta bruma,
se dos meus olhos, se
do rio. Um sol frouxo, próprio

das manhãs de domingo, escurecia
o vermelho, o amarelo das casas.
Dentro de mim, a musical

floração das cerejeiras havia começado.
Noutro lugar, noutro dia.
De repente, um pássaro inesperado

começou a cantar num ramo
que não havia, sobe a prumo no céu
onde a manhã total principia.



Eugénio de Andrade, Anunciação da Primavera 2
in Os Lugares do Lume*


E Bach? Como falar de Bach! Nada mais sublime do que ouvir Glenn Gould! O seu legado sobre repertório de Bach é simplesmente divino. Ora oiçam!




G-S

Fragmentos Culturais

21.03.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons



Saturday, March 19, 2011

E por falar em livros !




Salon du Livre 2011
(screenshot) 

A 31ª edição do Salon du Livre abriu ontem em Paris - Porte de Versailles. Quatro dias para descobrir a literatura

"Cette année, le Salon du Livre met à l’honneur 5 axes programmatiques : Lettres Nordiques, Spécial Suspense, Année des Outre-mer, Buenos Aires et les Serial Lecteurs."

Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia serão os cinco países em destques, nesta mostra - Lettres Nordiques. Os fãs de policiais  e thrillers escandinavos sentir-se-ão felizes. Todos conhecemos a euforia que se gerou em volta da trilogia Millenium de Stieg Larsson! 



Trilogia Millenium
Stieg Larsson
Oceanos, Lisboa

A série “Millennium”, do sueco Stieg Larsson, estava pensada para 10 volumes. Mas o escritor morreu antes de conseguir acabar o quarto e antes de ver a sua obra tornar-se um sucesso mundial. Este foi assim o último volume da trilogia. 

Os 'serial lecteurs' serão prendados neste Salon du Livre!

"Ces dernières années, les livres en série fidélisent de plus en plus les lecteurs. 
Que ce soit le phénomène "Millenium" pour le polar, ou encore "Twilight" qui fascine les ados (et pas seulement !), ou encore les mangas, le besoin de retrouver des personnages auxquels on s'attache mais aussi de suivre leurs aventures se fait de plus en plus fort.

Cette "addiction" est le résultat d'une association d'éléments savamment mélangés et de beaucoup de talent. Le Salon du livre de Paris mettra cette année l'accent sur ce phénomène de plus en plus prolifique."


Este ano, a cidade de Buenos Aires(Argentina), eleita "Capital Mundial do Livro 2011" pela Unesco tem o lugar de honra.




O 'Salon du Livre 2011' celebra também Année des Outre-mer com a presença de autores de língua francófona.

E claro! A l'heure du Numérique não poderia deixar de estar também presente!

"Désormais, la question n’est plus de savoir si le livre sera ou non numérique, mais bel et bien d’en saisir concrètement toutes les opportunités et les enjeux.

Pour le grand public, les samedi 19 et dimanche 20 mars, des conférences sont prévues sur les plateformes de lecture ebook, ipad et autres tablettes, la presse en ligne, le numérique à l’école. 

A découvrir « Paroles d’auteurs », des tête-à-tête passionnants entre deux auteurs sur leur pratique du numérique et comment il influence leurs modes de création."

Poderão ver a galeria de fotos aqui ou a WebTV2011 aqui. Poderão dar uma vista de olhos pelas conferências aqui e espreitar algumas exposições aqui


BnF Centenaire des éditions Gallimard

 Bom! Eu sei que nada se compara a uma verdadeira visita a uma feira do livro! E para mais em Paris!
Mas, já que não pudemos ir até lá, passeemos virtualmente pelo Salon du Livre 2011!

Eu perdi-me nas horas e entrei pela madrugada nesta 'balade littéraire'!

G-S

Fragmentos Literários
19.03.2011

Créditos:
Imagens e citações Salon du Livre 2011