Tuesday, April 15, 2008

Pôr-do-sol sobre a cidade




Gaetan Lee/2007
http://flickr.com/


Havia ainda outro jardim o da minha vida

exíguo é certo mas o do meu olhar

Eugénio Andrade, Sobre Flancos e Barcos

Como uma laranja sumarenta e gigantesca, o sol apagou seus fios e deitou-se. Lento, seguro, tranquilo, foi desaparecendo languidamente por entre os telhados, antenas e fiapos de nuvens da minha cidade!

Momento compartilhado pelas suas companheiras - as estrelas - que sorrateiras e brincalhonas piscavam em luminosidade acolhedora, harmoniosa, formando já fileiras em artísticos e desenhados recortes de luz cinza-prata.

Até os alegres pássaros espavoridos e silenciados a preceito, se contiveram contemplativos. Nenhum se atreveu a perturbar este momento paradisíaco dos céus da minha cidade.




Gaetan Lee/2007

http://flickr.com/

Já a noite cai! Os espaços azul-breu quente, enchem-se de luzes trémulas, transparentes, melancólicas, dispostas em cascata, agora atravessados por uma brisa solta e fresca que volteia serenamente numa distracção do tempo, na transcendência do momento. Prepara-se o despertar misterioso e terno da bela Lua!

E o silêncio pôs-se melodiosamente, quase com religiosidade, num recanto alargado da minha cidade.

A noite em tons rosa-arroxeado, com aromas quentes de campos verdes, e divagares da paisagem, espalha mansamente seu manto.

Um ritual de fim-de-tarde que posso contemplar, sempre que regresso a casa, buscando acalmia de mais um dia perturbador.

Ah! a noite doce no calor do sonho de uma inquieta alma de poeta!

G-S

©texto original, publicado sob pseudónimo em 07.06.2007)

Licença Creative Commons

Fragmentos Culturais

15.04.2008
Copyright © 2008-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Sunday, April 6, 2008

Portishead de novo em Portugal






Beth Gibbons
credits: Getty Images
http://media.gettyimages.com/

Devo confessar que um dos profundos desgostos dos últimos tempos se prende com o facto de não ter assistido a nenhum dos concertos dos Portishead no nosso país, na última semana de Março. Um dos meus grupos de culto dos anos 90 passara tão perto!




Adrian Utley/ Portishead

credits: Getty Images
http://media.gettyimages.com/





Portishead
credits: Getty Images
http://media.gettyimages.com/


Lembro ter escrito algo sobre os Portishead, numa noite de Janeiro 2006 e num outro espaço agora encerrado:




Beth Gibbons
credits: Getty Images
http://media.gettyimages.com/

De vez em quando, gosto de revisitar músicas que ouvi durante um determinado tempo, e que por cansaço onírico ou outras torrentes de afectos, fui arrumando na estante das emoções. 


Mas há dias ou fases de vida - não sei - algo redesperta. Pego neste ou naquele álbum para 're'ouvir com fervor uma melodia e dela me advêm novos sentires.

A voz de Beth Gibbons nesta composição - Glory Box - toca-me tão profundamente que atinge o âmago de minh'alma. E os sons instrumentais que se lhe contrapõem, dão-lhe um lancinante ênfase!






Foram efectivamente muito marcantes estes sons na minha vida! E permanecem!



G-S

28.01.2006


Cansaços, desencantos, angústias ou acalmias se seguiram a estes tempos! Mas, os Portishead continuam bem perto de minhas devoções musicais.

Saltar as datas que antecipadamente anotara numa memória de afectos fez-me sentir uma enorme perda. Como se não pudesse recuperar a magia que a este grupo me liga!


"O entusiasmo perante temas como Glory Box, Numb, Wandering Star, Over, Only You ou Cowboys foi mesmo tanto que no final de cada sequência vocal mais exuberante de Gibbons (que mantém a sua belíssima voz de quem podia estar a contar os seus desaires amorosos sentada no bar do hotel mais próximo) a assistência explodia em gritos e assobios." 





Geoff Barrow/ Portishead
credits: Getty Images
http://media.gettyimages.com/

(...)" excelente actuação de toda a banda, comandada por Adrian Utley na guitarra e Geoff Barrow (na percussão, bateria electrónica e deejaying)."

Gonçalo Frota



Devoção absoluta, pode-se ler! Não duvido! Teria sido o meu único sentimento se tivesse lá estado!





Beth Gibbons/ Portishead
credits: Getty Images
http://www.gettyimages.com/



G-S

(publicado 
sob pseudónimo em 31.03.2008)


Fragmentos Culturais

05.04.2008
Copyright © 2008-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®