quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Biblioteca do Vaticano, um esplendor!




Vatican Apostolic Library
Pier Paolo Cito/ AP
http://d.yimg.com

Andava eu há uns dias a navegar, em paisagens bem diferentes, quando me surgiram estas pela frente! Impossível não vos deixar aqui as imagens que são de um esplendor inegável! Um maravilhamento que se adentra no olhar e nos deixa sem palavras.


Uma biblioteca assim, não se visita todos os dias! Eu adoraria sentar-me numa daquelas mesas e passar ali largas horas de contemplação, naquele silêncio quase meditativo que tanto aprecio!


A Biblioteca Apostólica do Vaticano reabriu as suas portas no passado dia 13 Setembro 2010, depois de três anos de trabalhos de renovação que passaram, é claro, pela introdução de medidas de segurança. Com tal arte!


A Vatican Apostolic Library foi começada pelo Papa Nicolau V (1450) e reúne a mais bela colecção de manuscritos em língua latina.



.Pier Paolo Cito/ AP
Pier Paolo Cito/ AP



Alessia Pierdomenico/ Reuters Vaticano



Pier Paolo Cito/ AP



Manuscritos
Alessia Pierdomenico/ Reuters 2010
http://d.yimg.com


Perante tais imagens, impõe-se o silêncio da interioridade!

"A Biblioteca existe ab aeterno. Dessa verdade cujo corolário imediato é a eternidade futura do mundo, nenhuma mente razoável pode duvidar."


Jorge Luís Borges, A Biblioteca de Babel
Ficções, Teorema



G-S


Fragmentos Culturais

11.10.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


Nota: Não me atrevi a reduzir mais as imagens sob pena de se perderem muito de seus preciosos pormenores.  Para desfrutar a estética das mesmas.

14 comentários:

  1. É, indubitavelmente, de uma riqueza e beleza , incríveis. Já lá estive. E nao pude deixar de captar em varias fotos. Delicioso.

    Um beijo :)

    ResponderEliminar
  2. É fabulosa, sem dúvida. Mas também não consigo deixar de a ver como mais uma ostentação, isto numa Igreja que apela à esmola de pessoas carenciadas.

    ResponderEliminar
  3. Sim, somos todos uns sonhadores, e eu sonhei com uma excelente visita a um local, que sem dúvida, merece uma visita.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que era capaz de viver a minha vida dentro de uma biblioteca...mesmo correndo o risco de perder tantas coisas da vida exterior!!!

    Quando entro no mundo dos livros...perco-me!!!!
    Por isso tanto os respeito e tento preservar...
    Há bibliotecas impressionantes, assim as saibamos proteger de perigos maiores, e, sobretudo, que estejam sempre abertas a todos quantos as queiram frequentar...
    [...]
    E a minha festa "especial" tinha muitos corações em uníssono!!!! São dias lindos que a vida nos dá!!!Sobretudo quando vemos crescer os que nos rodeiam ...

    Bom fim de semana!!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Pelas imagens adivinha-se o explêndor dos interiores e o pêso que deverá ser esmagador, ao associarmos o recolhimento sobretudo da sala de leitura, às mais ilustres figuras que por lá terão passado.
    Feita à nossa medida, o Convento de Mafra tem uma biblioteca mito bonita.

    ResponderEliminar
  6. É sim, Daniel! Eu fiquei presa a estas imagens, longos minutos...

    Que sortudo!! Quantas sensações pudeste tu recolher!!

    Tão bom rever-te por aqui, querido amigo :)

    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. ... não é mesmo, Ana ;)

    Mas que bom ler-te de novo por aqui 'menina plim*:)

    ResponderEliminar
  8. É mesmo, 'Rafeiro'!
    Embora eu tenha andado perto do teu raciocínio, não posso deixar de admirar a beleza imensa desta biblioteca!

    Devo dizer-te que tive um choque semelhante quando entrei na Igreja de S. Pedro, no Vaticano...

    ResponderEliminar
  9. ... pois 'aflores' esta é uma das virtudes da Internet! Sonharmos com imagens virtuais, para o caso de não termos a oportunidade de visitar estes locais!

    Tudo de bom, para ti, em especial :)

    ResponderEliminar
  10. ... comungamos de um prazer comum, 'Avelaneira'! Os livros!!
    E os locais lindíssimos que tantas vezes os guardam!

    A última biblioteca que visitei foi a 'British Library' e perdi-me lá horas a fio!! Quero voltar, se me for possível...
    Vi-a aberta a todos, até aos sem abrigo em dias de grande intempérie, e felizmente não vi ninguém a convidá-los a sair!

    Quanto a livrarias... outra perdição! Hoje passei pela Almedina, e lá fiquei eu de novo embrenhada :)

    Um beijo,

    (ok! fico feliz por esse dia 'especial'! Muitos parabéns! :))

    ResponderEliminar
  11. Tu sabes, Vítor que essa sensação de que falas deve ser mesmo muito forte!

    A biblioteca do Convento de Mafra também é lindíssima, estou plenamente de acordo contigo! Talvez até extravase a nossa medida :)

    ResponderEliminar
  12. QUE RIQUEZA INCRÍVEL...
    As vezes dá vontade ficar fechada num sitio destes não dá?

    ResponderEliminar
  13. ... é mesmo, Su! Fica-se sem palavras!

    Não digo 'fechada', mas frequentar um local tão belo, é mesmo um privilégio!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar